terça-feira, 6 de maio de 2014

Como funcionam as bolsas de valores.


Era uma vez...
Lá em Carmo do Paranaíba um *Mascate chegou anunciando que compraria tatu por $10 cada. Então, as pessoas do lugar foram à caça e, assim, o mascate comprou centenas de tatus por $10.
Com o tempo a oferta de tatus começou a diminuir, mas o Mascate anunciou que agora pagaria $20. Com isso, o povo redobrou os esforços e voltou à caça.
Porém, os tatus foram ficando cada vez mais escassos e cada vez mais as pessoas foram desistindo do negócio. Então, o preço foi elevado para $25. Mesmo assim, quase ninguém mais se interessava, pois a caça estava rara e difícil.
O mascate então anunciou que pagaria $50 por tatu. Em seguida, viajou pro Mato Grosso, deixando um ajudante pra cuidar do negócio.
Na ausência do Mascate, o ajudante chamou os homens do lugar e propôs:
- Eu tenho muitos tatus comprados pelo Mascate e posso vendê-lospor $35 cada. Quando o mascate voltar vocês revendem a ele por $50.
Animado, o povo da cidade juntou as suas economias e comprou todos os tatus do ajudante.
Só que depois disso ninguém mais teve notícias nem do ajudante nem do Mascate, ficando o povo com as casas e fazendas lotadas de tatus. Ninguém mais agüentava ver tanto tatu fazendo lambança pra todo lado.
Até que um belo dia, para alívio da população, outro Mascate chegou na cidade anunciando que compraria Tatus a $10 cada!

É assim que funciona o mercado de ações! Só que ao invés de tatu, os negociantes vendem e compram papéis que representam a participação acionária em empresas.

Assim, mal comparando, temos:


  1. O Mascate é o Investidor que compra, com expectativa de obter lucro algum dia, pagando preços  definidos meramente por fatores especulativos e que não têm nada a ver com o negócio propriamente dito.
  2. O Ajudante do Mascate são as Bolsas de valores e instituições financeiras que fazem a intermediação e a negociação das ações, faturando alto e gerando ganhos especulativos para as empresas, sem produzir nada.
  3. Os Caçadores de Tatu são os Empresários e empreendedores que se desdobram para produzir, motivados pelo dinheiro especulativo do investidor. 

*Mascate: negociante que no passado saía pelo mundo comprando e vendendo coisas.



Nenhum comentário: